SEMINÁRIO VALORIZA PESSOA IDOSA E OFERECE MOMENTOS DE ESCUTA E APRENDIZADO

  • 16/10/2025

SEMINÁRIO VALORIZA PESSOA IDOSA E OFERECE  MOMENTOS DE ESCUTA E APRENDIZADO

A Prefeitura de Mogi Mirim promoveu na manhã desta quinta-feira (16), o 1º Seminário da Longevidade Ativa e Saudável para a População 60+, com o tema “Viver bem é saber conviver”. Realizado na Acimm (Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim), o objetivo do evento foi promover conhecimento, bem-estar e valorização da pessoa idosa, proporcionando um espaço de escuta, aprendizado e troca de experiências. A organização do seminário foi fruto de uma parceria entre o Fundo Social, a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Estiveram presentes no seminário a presidente do Fundo Social, Nilza Maria Campelo; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Ana Carolina Macedo; e a secretária de Assistência Social, Cristina Puls, além de servidores municipais, representantes de entidades assistenciais e público em geral. A palestra principal do evento foi conduzida por Cristiane Peixoto, doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Educação Física. Ela é criadora do Método Águia e coordenadora técnica do Projeto Viver Melhor, do Instituto Teko Porã.
Abordando a palestra "Longevidade, os segredos da vida longa, ativa e saudável”, Cristiane apresentou os quatro pilares para chegar a esse estágio: atividades física e cognitiva, alimentação inteligente, sono de qualidade e relacionamento humano. “Buscamos não apenas viver mais, mas sobreviver melhor”, destacou.

O seminário também apresentou um raio-x do envelhecimento em Mogi Mirim. Ana Clara Rebouças e Rosemary Pintos, ambas servidoras da Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Assistência Social, apresentaram números desse realidade. São 18 mil idosos no Município, segundo o Censo de 2022, numero que representa 20% da população mogimiriana. Desse total, quase 3 mil estão inscritos no CadÚnico, sendo a maioria mulheres. O Censo ainda revelou a existência de mais de 2 mil idosos com deficiência, sendo que 38% deles estão no CadÚnico. As maiores deficiências estão relacionadas a questões físicas e de visão.

Ana Clara e Rosemary apresentaram, também, um balanço das atividades e ações voltadas à população da terceira idade em Mogi Mirim, como os serviços de proteção, de controle social e de fomento à qualidade de vida; da atenção primária na saúde; as oficinais ofertadas pela Secretaria de Cultura e Turismo e o Fundo Sociais; as atividades esportivas, como o programa Mais Vida, além de outras iniciativas dentro da política intersetorial.

O evento na Acimm ainda reservou momentos culturais, como a apresentação das alunas da Oficina de Dança do Ventre, sob a orientação da professora Sandra Kussunoki, e do Coral da Terceira Idade, fruto de uma parceria da Lyra Mojimiriana com a Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Com a realização do seminário, a Prefeitura reafirma a importância da qualidade de vida, da integração e da valorização das pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Mogi Mirim, e o compromisso com um envelhecimento digno, participativo e saudável.


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes