Desfile foi realizado no aniversário da cidade
- 24/10/2025
O esfile cívico-militar abriu, na manhã de quarta-feira (22), as comemorações pelos 256 anos de Mogi Mirim. Realizado no centro da cidade, o evento reuniu 24 grupos representando diferentes instituições civis, militares e educacionais, e contou com a presença de autoridades, alunos e centenas de moradores que acompanharam a celebração.
As atividades começaram com o hasteamento das bandeiras na Praça Rui Barbosa, ao som da Banda Lyra Mojimiriana e dos corais infantil e adulto da instituição. Em seguida, a cerimônia foi marcada pela passagem de aviões da ACRO Brasil (Associação Brasileira de Acrobacia Aérea), sediada no próprio município, que sobrevoaram a área central anunciando o início do desfile.
Com saída da Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho, o cortejo percorreu a Rua Chico Venâncio, passou pela Praça Rui Barbosa e terminou na Rua José Bonifácio. O primeiro bloco foi composto por representantes do Tiro de Guerra, da Secretaria de Segurança Pública — com a Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros Municipal —, além da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária.
O bloco civil foi aberto pela Ordem DeMolay, seguida da Assembleia Luzes da Sabedoria, Associação Fonte Viva e Fanfarra 60+. Em seguida, desfilaram unidades da Secretaria de Educação, representadas pelos Cempis, escolas de educação infantil, Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) e a fanfarra da Emeb Humberto Brasi.
O Educandário Nossa Senhora do Carmo e as escolas estaduais São Judas Tadeu e Monsenhor Nora também participaram com suas fanfarras.
Na parte final, desfilaram as secretarias de Assistência Social; Cultura e Turismo — acompanhada da Corte do Carnaval, Corte Beleza Negra e Fanfarra de Martim Francisco (foto) —; Esporte, Juventude e Lazer; Saúde, com alunos do curso de Enfermagem da Etec Pedro Ferreira Alves; Meio Ambiente, com o BEA (Bem-Estar Animal); Agricultura; Mobilidade Urbana; e Serviços Municipais.
O desfile ainda contou com a presença do ICA, da Agência Marichris com misses e mister, do Saae e da FAM (Fanfarra Amigos de Mogi Mirim). A Banda Marcial da Emeb Professor Humberto Brasi encerrou a celebração, sob aplausos do público que lotou as calçadas do centro histórico.
Fonte: Portal da Cidade Mogi Mirim




